sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Obrigações gregas são oportunidade de investimento

Depois das desvalorizações registadas nos mercados financeiros nas últimas sessões motivadas pelo corte de "rating" de alguns países como a Grécia, a gestora DWS defende que é precisamente agora que as obrigações gregas oferecem uma boa oportunidade. Uma opinião já manifestada esta semana pelo Nomura.

Depois das desvalorizações registadas nos mercados financeiros nas últimas sessões motivadas pelo corte de “rating” de alguns países como a Grécia, a gestora DWS defende que é precisamente agora que as obrigações gregas oferecem uma boa oportunidade. Uma opinião já manifestada esta semana pelo Nomura.

Na base desta visão da gestora, está a ideia de que a União Europeia (UE) não deverá deixar cair um dos seus países-membros. De acordo com o “El Economista”, Markus Kohlenbach, director de taxa fixa da gestora, considera que as últimas notícias não a converteram em "vendedora".

O diferencial entre a “yield” das obrigações a dez anos da Grécia e as obrigações alemãs atingiu a 9 de Dezembro os 247 pontos básicos, e agora a DWS estima que este diferencial se reduza no primeiro trimestre de 2010 até abaixo dos 200 pontos.

O director da referida gestora reconhece que a economia grega apresenta "problemas severos", e que terá que poupar dinheiro e reduzir o seu défice. Kohlenbach não acredita na ruptura do euro, pois “no final, a Grécia terá ajuda da Europa".

Kohlenbach culpa as agências de “rating” pela forte queda das obrigações gregas, e questiona o facto destas terem esperado até ao final do ano para tomar estas decisões, precisamente numa época em que a quebra do número de operações provoca uma maior volatilidade.

Já ontem, o Nomura avançava que a descida dos preços da dívida pública da Grécia “foi longe de mais” e deixou de ser justificada pelo risco de incumprimento da dívida, pelo que recomenda “comprar” as obrigações

Sem comentários:

Enviar um comentário